Sobre

Egídio A. Machatine machatine47@gmail.com

Leadersblog em inglês pelo Bispo Dr. Bert Elferink: 08112021
Bispo Dr. Bert Elferink elferinkbert@hotmail.com 8 de novembro de 2021 16:10

Para: Bert Elferink geest.enkracht@worldonline.nl

Ensino bíblico

  1. A VISÃO: UMA IGREJA VIVA E DINÂMICA. O que torna a Igreja realmente viva e dinâmica? Que tipo de Igreja o Espírito Santo usará, não apenas para atrair estranhos, mas também para trazê-los a Cristo para se tornarem parte da família de Deus? É preciso mais do que uma Igreja evangelizadora. Se, uma vez que as pessoas vierem, elas devem ser acolhidas por uma igreja viva, dinâmica e segura que funcione de acordo com o modelo bíblico. Uma igreja onde Deus é adorado, a Bíblia é explicada e obedecida, a oração desempenha um grande papel, a verdadeira comunhão é experimentada, os problemas e conflitos relacionais são tratados, a administração generosa é exercida, o amor altruísta e a servidão são aplicados a todos, aqueles de dentro como bem como aqueles fora da igreja. Vemos essas características manifestadas em Atos 2: 42-47. A primeira igreja atendeu a todos os requisitos. O mais importante foi como eles se devotaram diligentemente ao evangelismo. A Igreja nasceu do evangelismo. (Leia Atos 2). Evangelismo era sua principal prioridade. Podemos ver isso nos próximos capítulos do livro de Atos. Por exemplo, em Atos 3: 11-15. Quando eles foram presos, eles explicou o Evangelho aos governantes e líderes. (Leia Atos 4: 8-12). Eles foram libertados, mas proibidos de pregar sobre Jesus. Eles contaram o que havia acontecido aos seus irmãos na fé. O resultado foi a tua oração em conjunto e disse: Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos a falar a tua palavra com grande ousadia. E todos foram cheios do Espírito Santo e falaram a palavra de Deus com ousadia ‘. (Atos 4:19 e 31) Este não é o fim da história. Depois que Estêvão foi assassinado, uma grande perseguição estourou contra a igreja em Jerusalém, e todos, exceto os apóstolos, foram espalhados por toda a Judéia e Samaria. (Atos 8: 1) O que aqueles crentes recém-convertidos fizeram? Eles pregaram o Evangelho em todos os lugares que foram. (Atos 8: 4) A primeira igreja não pôde ser interrompida. O evangelismo foi o combustível mais importante que a manteve em movimento. Se quisermos construir uma igreja viva e dinâmica, devemos fazer do evangelismo nossa maior prioridade, mas nossa única prioridade. Devemos manter um equilíbrio bíblico nas sete características de uma igreja voltada para a missão. No entanto, o evangelismo deve receber mais atenção. Se queremos ser uma igreja cheia de crentes, o evangelismo fornece novos adoradores. Queremos ser uma igreja cheia de discípulos? O evangelismo fornece novos recrutas que precisam ser educados no discipulado. Queremos ser uma igreja voltada para o exterior? O evangelismo abastece pessoas de todas as esferas da vida. Queremos ser uma igreja com um coração voltado para missões? Sê fiel ao mandamento de ir para a tua igreja, para que do nosso meio pessoas estejam dispostas a ser enviadas para outros lugares. Queremos uma Igreja centrada em Cristo? Vamos encorajar nossos membros a fazer amizade com pecadores como Jesus fez, para buscar e salvar os perdidos. Se o evangelismo for sufocado ou interrompido, terá reflexos diretos e indiretos sobre os outros aspectos de nossa vida da igreja. Devemos ir para a batalha contra os principados, potestades e espíritos malignos no reino celestial. Eles tentam parar o evangelismo porque sabem que perderão território se as pessoas forem salvas e treinadas para fazer o mesmo. EM QUE BASEAMOS NOSSA EXPECTATIVA DE CRESCIMENTO? Como podemos determinar o número de pessoas que queremos ver salvas todos os anos? As metas são importantes; no entanto, eles precisam estar acessíveis. Você conhece o exemplo daquela pessoa que treina outra pessoa por um ano. Depois de um ano, há dois crentes treinados. Após 2 anos, há quatro crentes treinados. Após 3 anos, 8; após 4 anos, 16; após 5 anos, 32. Continua a 64, 128, 256, 512, 1024, 2048, 4096, etc. Se cada membro faz isso, a igreja cresce rapidamente. Por exemplo, 10 membros treinam outros 10 no primeiro ano. Então, depois de um ano, há 20 e depois 40, 80, 160, 320, 640, 1280, 2560, 5120, 20480. Depois de onze anos, o sonho do Bispo Dr. Bert Elferink é realizado. Uma igreja mãe de 20.000 membros. É tudo matematicamente correto. Infelizmente, os crentes não são motivados por este exemplo. Muitas vezes, é muito difícil alcançar aquela pessoa com o Evangelho, no dia seguinte, e treiná-lo para fazer o mesmo. Não deveríamos olhar para os números? Continuar como sempre? Essa atitude não é correta. Os números representam muito mais do que apenas estatísticas. É sobre pessoas com um nome sendo salvas! É sobre pessoas com nome e rosto, com expectativas e sonhos, com família e futuro. É sobre pessoas que são inestimáveis para Deus. É sobre seu marido, sua esposa, seu pai ou mãe, seu filho ou filha, seu sobrinho ou simpático, seu vizinho ou colega. Pessoas de quem você gosta e que gosta de vê-las de volta ao céu. Quando você olha para isso desta forma, então não é problema acompanhar aqueles que vieram à fé. Além disso, no livro de Atos eles marcaram pontos!
  • Atos 1:15 – Um grupo de 120 pessoas foi reunido.
  • Atos 2:41 – Naquele dia, 3.000 pessoas foram adicionadas.
  • Atos 2:47 – Diariamente o Senhor acrescentava ao número aqueles que estavam sendo salvos.
  • Atos 4: 4 – O número de homens cresceu para cerca de cinco mil. * Atos 5:14 – No entanto, mais e mais homens e mulheres creram no Senhor e foram adicionados ao seu número. * Atos 6: 1 – Naqueles dias em que o número de discípulos aumentava * Atos 6: 7 – O número de discípulos em Jerusalém aumentou rapidamente, e um grande número de sacerdotes tornou-se obediente à fé. * Atos 9:32 – A igreja em toda a Judéia, Galiléia e Samaria aumentou em número pelo Espírito Santo. Sob a direção do Espírito Santo, devemos conduzir (por meio dos grupos de células), anualmente, dois não crentes para cada dez membros da igreja a Cristo e recebê-los na vida da igreja. Uma igreja de vinte pessoas terá depois de um ano vinte e quatro membros e, no ano seguinte, vinte e oito membros, etc. Os números podem ser maiores, mas temos que começar por algum lado. É uma meta, não um limite. Desta forma, podemos atrair outros cristãos que gostam de fazer parte da obra de Deus em nossas igrejas, por causa do esplendor de nossa igreja. É claro que requer o envolvimento de todos os membros. Vinte pessoas podem facilmente ganhar quatro pessoas para o Senhor. É claro que precisamos ajudar as pessoas que vieram à fé por meio de nossas atividades evangelísticas, a permanecer em nossa igreja. Se quisermos alcançar nossos objetivos, em relação à salvação das pessoas, devemos aprender a pensar de forma diferente. Às vezes, uma abordagem completamente nova é necessária. Assim, precisamos declarar guerra ao inimigo em todas as frentes, acabar com a decadência e fazer do evangelismo nossa prioridade. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO IMPORTANTES.
  1. Líderes que são totalmente dedicados à grande comissão da igreja. Jesus veio buscar e salvar os perdidos e dar a Sua vida como resgate por muitos. Ele estava completamente focado em Sua Missão de evangelismo e preparado para dar tudo – e Ele fez – para cumprir Sua missão. Paul disse: ‘Não considero minha vida valer nada para mim; meu único objetivo é terminar a corrida e completar a tarefa que o Senhor Jesus me deu – a tarefa de testemunhar as boas novas da graça de Deus ‘. (Atos 20:24) No livro de Atos, vemos os sacrifícios e a dedicação dos líderes da primeira igreja! Além disso, nos primeiros séculos depois de Cristo, os Padres da Igreja e inúmeros crentes foram dados como exemplo para nós, que arriscamos tudo para seguir e servir ao Senhor para alcançar Seu objetivo, a redenção das pessoas. Martinho Lutero arriscou sua vida quando pregou suas 95 declarações na porta da igreja em Wittenberg e traduziu a Bíblia para o alemão. João Calvino, que enviou missionários à França e ao Brasil e fez um trabalho pioneiro na Academia de Genebra para equipar alunos na obra de evangelismo. John Wesley, que primeiro viajou pelas Ilhas Britânicas para proclamar o Evangelho aos habitantes e depois navegou pelo Oceano Atlântico para enviar missionários ao Novo Mundo. William Booth, ele agiu contra a ordem estabelecida em seu país e pregou o Evangelho ao povo, não apenas com palavras de amor, mas também com serviço tangível. Dwight Moody, trabalhou incansavelmente para proclamar o Evangelho, levar literatura ao mercado, estabelecer escolas e formar jovens clérigos em ambos os lados do Oceano Atlântico. Hudson Taylor, ele desistiu de tudo para proclamar o Evangelho aos não-cristãos em um dos campos missionários mais terríveis do mundo. Não é assim, que aqueles heróis da fé, incontáveis ​​homens e mulheres com um coração caloroso e uma visão clara, entenderam a intenção de Deus com a Sua Igreja. Eles viram como poderiam alcançar esse objetivo – não apenas sendo um grupo unido de crentes, mas uma igreja combativa e atraente – com vontade de alcançar, influenciar e ensinar os não-cristãos ao seu redor. Eles eram líderes abnegados para alcançar os perdidos com a mensagem transformadora da cruz, educá-los na fé até os cooperadores, que por sua vez poderiam levar incontáveis ​​outros ao Senhor. Tudo começa no coração dos líderes. Aqueles que estão dispostos a aceitar e moldar os princípios do evangelismo, trabalhar incansavelmente para transferir esses princípios para as pessoas ao seu redor e trabalhar diligentemente para equipar líderes que possam ajudá-los a construir uma igreja viva e dinâmica.
  2. A vontade de trilhar novos caminhos. Deus disse, por meio de Jeremias, que Ele criaria uma coisa nova. (Jeremias 31:22) Parece que os crentes tentaram desde então manter e fazer as coisas do jeito que eram. Por natureza, muitos têm medo de mudanças. No entanto, se quisermos construir uma igreja atraente, devemos mudar de ideia drasticamente, mesmo que seja nossa vontade de aplicar esses novos pensamentos. Não devemos trilhar ‘os caminhos batidos do Pentecostes’; em outras palavras, não devemos fazer o que todo mundo está fazendo ou fez ao longo dos anos sem resultados. O Espírito Santo é criativo. Ele quer nos dar ideias criativas.
  3. Devemos implantar cada membro. O evangelismo eficaz e persistente é sempre o trabalho de um grupo. Jesus escolheu doze discípulos e os enviou dois a dois. (Marcos 6: 7). Mais tarde, Ele designou outros setenta e dois e os enviou dois a dois. (Lucas 10:10 Depois de Sua ressurreição, Ele enviou todos os crentes. (Marcos 16: 15-20) Ele disse que seríamos Suas testemunhas porque o Espírito Santo veio sobre eles e eles receberam um poder dinâmico para cumprir a tarefa. (Atos 1: 8 ) A poderosa ação evangelística e o crescimento explosivo da igreja primitiva (jovem) deveu-se em parte à cooperação de todo o grupo de cristãos: ‘Depois de orar, o lugar onde se reuniam foi abalado. E todos ficaram cheios de Espírito Santo e falou a palavra de Deus com ousadia “. (Atos 4:31) Cada membro da igreja estava envolvido. Cada cristão é parte da igreja à qual Jesus confiou Sua Grande Comissão. Cada um de nós desempenha um papel importante nela. .A tarefa é muito grande para caber em alguns ombros de Pastores. Devemos dar espaço e equipar todos os crentes – ninguém exceto – para apresentarem seus amigos a Cristo. Uma vez que as pessoas descobrem seu estilo pessoal de evangelizar, elas podem se desenvolver em de forma direcionada e usada de forma eficaz i nos vários ministérios e programas. Para nós, líderes, é importante descobrir quantas possibilidades cada estilo tem para usar e explorar cada chance de forma criativa e eficaz. Para viver uma vida vitoriosa, devemos usar todas as armas que Deus nos deu. Se continuarmos a equipar os crentes, permaneceremos atentos àqueles que o Espírito Santo equipou com dons especiais e compaixão para alcançar um mundo perdido com o Evangelho. Desta forma, formamos equipes evangelísticas. Temos então uma unidade de ataque que pode lutar em várias frentes sob comando.
  4. Todos os ramos do ministério de UMA maneira. Os vários ministérios na igreja têm a prioridade de evangelizar além de sua tarefa na igreja. Cada grupo de ministério deve ter um evangelista – alguém com uma compaixão especial pelos perdidos – que participa da equipe da ‘linha de fogo’, e motiva e estimula os membros do grupo de ministério a buscar e encontrar os perdidos para trazê-los a Jesus . Se cremos, esse evangelismo é a razão mais importante pela qual a igreja existe, do que tudo o que fazemos, precisamos observar através de um par de óculos de evangelismo. Nossas reuniões públicas são benéficas? Precisamos organizar reuniões separadas para aqueles que procuram? Nossas reuniões de domingo são acessíveis para estranhos? Precisamos pensar sobre essas coisas. E a nossa música? E o sermão? E o sistema de som e as luzes? Qual é o carisma dos músicos, cantores e porta-vozes?
  5. Para combinar forças. Não devemos ver todas as nossas atividades como uma coisa separada, porque perderemos os gigantescos benefícios que a cooperação nos oferece na área de organização e promoção. Nossas reuniões de grupo de células não são uma atividade separada. Eles estão conectados com o Espírito e Escola de Treinamento de Discipulado de Poder, com as reuniões de intercessão, com as reuniões de domingo, com os vários ministérios na igreja. Temos um Programa de Treinamento de Discipulado (TDT), para todos que nasceram de novo durante ou após o nosso evangelístico Atividades. Eles não são separados um do outro. Os vários ministérios, as pessoas com tarefas devem combinar seus esforços (forças) para que possamos ver grandes resultados.
  6. Nunca, desista! Construir uma igreja voltada para a missão não acontece automaticamente. Durante anos, conversamos sobre isso. AGORA, algo precisa ser feito. Construímos uma igreja viva e dinâmica tornando os membros atraentes para os outros, para fazer contatos e trazê-los para a igreja. Requer muitos esforços. A resistência de dentro e de fora será experimentada. É um processo caro. Levará muito tempo, recursos e mudanças dolorosas, mas necessárias. Sua compaixão pelos perdidos será posta à prova e seus motivos serão postos em dúvida. Continuamente, Jesus foi confrontado com esses tipos de problemas. Assim como Peter e Paul. Pedro teve a visão de um lençol descendo do céu depois que ele foi até os gentios, a casa de Cornélio e trouxe todos eles para Jesus. Seus irmãos na fé pediram que ele prestasse contas do que havia feito. (Atos 11: 1-2) Apesar de tudo, devemos ser fiéis à missão que Deus nos chamou para fazer. Recebemos nossas ordens de marcha do próprio Jesus. Não devemos esquecê-los. Ele nos dá poder para continuar. Não se desvie da estrada. Aceite o revés e os erros que cometerá com certeza. Mantenha o objetivo bíblico bem definido. Aproveite ao máximo suas oportunidades. Aumente seus esforços. No caminho, relate em detalhes a maneira como Deus usa seus esforços. Incentive os membros de sua equipe a fazer o mesmo. Que as pessoas na igreja provem os frutos como resultado das orações e esforços.
  7. Devoção inabalável a Cristo e Sua mensagem. (Ver lição 6)
  8. Dedicação à oração e à obra do Espírito Santo. Alguns pontos sobre o poder do evangelismo. 1. Ninguém procura a Deus por conta própria. O Senhor toma a iniciativa. (Romanos 3:11) 2. Ninguém ama a Deus por conta própria. Ele nos amou primeiro. (1 João 4:19) 3. Ninguém vem ao Pai, a menos que Ele o traga. (João 6:44); pelo nosso testemunho. 4. Sem a cruz de Jesus Cristo e o poder do Evangelho, não há salvação. (Hebreus 9:22; 1 Pedro 3:18 e Romanos 1:16) 5. Deus é o grande Evangelista e nós somos Seus servos em Sua operação de salvação. (João 16: 8-11). Entenda, nós temos autoridade na terra e no céu, pelo Nome que está acima de todo nome, o Nome de Jesus Cristo. É por isso que a oração é a condição mais importante para evangelizar com eficácia (Atos 4:29). É uma fonte de energia inesgotável. A oração é crucialmente importante para fornecer poder espiritual em sua vida e ministério. A oração desempenha um papel criativo em cada avivamento. Se formos corajosos o suficiente para lutar na batalha espiritual, para nos tornarmos homens e mulheres poderosos de fé e oração, não haverá limites para o que Deus pode fazer e alcançar através de nós. Trata-se de revelar o poder e a força de Deus em um mundo escuro. Estamos usando nossa autoridade. (Ser seguido).
Design a site like this with WordPress.com
Iniciar